Depoimento – Alberto Tomita

Alberto Tomita
Ex-Diretor Tesoureiro do CRECI
Presidente da ABJICA de 1984 a 1992

Logo após a realização da Assembleia Geral de Constituição da Associação dos Bolsistas JICA – São Paulo, em 4 de maio de 1984, as atividades tiveram inicio baseadas nos objetivos fixados pelo estatuto da entidade. Saímos inicialmente à procura de um local para reuniões. Apesar de constar, para fins legais, o endereço “Avenida Paulista, nº475, 6º andar” (Consulado Geral do Japão), necessitaríamos de um local adequado para as reuniões da diretoria. Foi quando então o Engº. Toshi-ichi Tachibana disponibilizou as dependências da Divisão de Engenharia Naval (DINAVI) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
As reuniões mensais aconteciam na primeira sexta-feira de cada mês, a partir das 17 horas. Quem não se lembra da secretária Midoli, que nos atendia carinhosamente?

ALGUNS DESTAQUES
O grande destaque logo no ano seguinte foi o 1º encontro de confraternização dos ex-bolsistas, realizado em 12 de abril de 1985, nos salões do Círculo Militar de São Paulo, com presença de 160 ex-bolsistas, 72 acompanhantes e 13 convidados, totalizando 245 pessoas. Contou com as honrosas presenças dos senhores Masachika Uehara, Subchefe da Divisão de Cooperação Técnica do Departamento de Cooperação Econômica do Ministério das Relações Exteriores do Japão; Masahiro Tsutsumiya, do Departamento de Finanças, e Shijichi Miki, do Departamento de Pessoal, ambos da JICA – Tóquio – Japão; Shizuya Kato e Sra. Cônsul Geral Adjunto do Japão em São Paulo; Norio Kawaguti e Massataka Tsugue, da Seção Econômica do Consulado Geral do Japão em São Paulo; e Kazu Fusumada, Chefe do Escritório Anexo (JICA) do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Na ocasião, Hiro Lia Okayama, Adjunta da Seção Econômica do Consulado Geral do Japão, responsável pela preparação e orientação dos bolsistas brasileiros a serem treinados no Japão, foi homenageada com o título de “Sócia Honorária”, recebendo a carinhosa e efusiva manifestação por parte dos presentes, que demonstraram o conhecimento pelo brilhante trabalho que desenvolvia em suas atividades, bem como pelo apoio irrestrito que prestava à associação desde sua constituição.

Um fato relevante no ano de 1985 foi o recebimento da primeira contribuição da JICA – Japão, no valor de CR$ 9.987.096 (nove milhões, novecentos e oitenta e sete mil, e noventa e seis cruzeiros), no mês de março. Em 1986, de 13 a 22 de outubro, a convite do Presidente da JICA – Japão, tive a oportunidade de participar, como presidente da ABJICA, do I Seminário JICA ALUMNI ASSOCIATION, realizado em Tóquio, com a participação dos presidentes de associações de bolsistas dos seguintes países: Argentina, Brasil, Indonésia, Quênia, Papua Nova
Guiné, Paraguai, Peru, Filipinas, Cingapura e Sri Lanka. Nos dias 25 e 26 de novembro de 1989, promovido pela ABJICA, tendo por local o Hotel Nikkey, foi realizado o 1º Encontro Nacional dos Ex-Bolsistas da JICA, com a participação das entidades congêneres dos Estados do Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e do Nordeste, esta sediada em Recife, PE.

Outra realização da ABJICA em 1989 foi o Concurso de Monografia sobre Limpeza Urbana, cujo prêmio foi uma viagem ao Japão, com duração de uma semana, inteiramente custeada com programação organizada pela JICA – Japão. O vencedor foi o Engº. Attilio Brunacci, com o trabalho “Programa Escolar de Reaproveitamento do Lixo”. Também a ABJICA realizou Seminários e Workshop e Visitas de “Follow Up Team” da JICA. Cursos: “The Agricultural Cooperatives” – Overseas Technical Cooperation Agency – OTCA – de 16 de setembro a 20 de dezembro de 1970; “The Agricultural Cooperatives (Refresher)”– Japan International Cooperation Agency – JICA – de 6 de novembro a 10 de dezembro de 1980.
Seminário: “Jica Alumni Association” – Japan International Cooperation Agency – JICA – de 13 a 22 de outubro de l986.