Depoimento – Dorcas Domingues

Curso river and dam engineering
Período julho a novembro de 1990

Como engenheira da Diretoria da Bacia do Alto Tietê, do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), participei do Estudo de Prevenção dos Desastres Naturais, da Restauração da Serra do Mar e do Projeto Serra do Mar na Região de Cubatão – SP, em conjunto com a Equipe Técnica da JICA, SMA, Secretaria da Agricultura, IPT e IBT, de 1987 a 1990.

Após a finalização deste projeto, candidatei-me e fui selecionada a uma bolsa no Japão patrocinada pela JICA na área de Hidráulica Fluvial – River and Dam Engineering, em Tsukuba, no ano de 1990. Neste período, tive muitas experiências tanto na área técnica como também na cultural. Conheci muitas cidades do Japão. No norte, visitei as cidades de Hokkaido, que jamais esquecerei, pois mostrou-me um lado dos japoneses que eu desconhecia.

Encontrei pessoas alegres, sentadas em praças, sorridentes e simpáticas, com uma pecuária ativa. Cheguei a ver vacas em pastos. Visitei outros locais, como as cidades localizadas ao redor do Monte Fuji. O meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi sobre o controle de deslizamentos “Flood Control ”, onde pude observar as medidas preventivas para a “corrida de lama”, com obras estruturais sem prejudicar a vegetação existente.  Visitei prefeituras no interior do Japão para verificar quais os tipos de obras são utilizados para controle de inundações e também para conhecer muitas barragens.

Em Yokohama, participei do Seminário Internacional de Desastres Naturais (INDRR) e também da Cerimônia do Chá. Foi uma experiência ímpar, pois a minha participação desde o início até o final contou com todos os protocolos da cerimônia.

Fiz amizade com os coordenadores, participantes e também bolsistas de outros cursos. Por muitos anos mantive contato com pessoas do curso. E após 20 anos, ainda mantenho contato com 3 pessoas: Gul Esiyok, da Turquia, Yuruary Escobar, da Venezuela, e Gerardo Noé Cisneros, do Peru.

Estas experiências foram muito gratificantes, principalmente pelo contato com bolsistas de vários países como Tailândia, Filipinas, Egito, Bolívia, Peru, Irã, Índia, Nepal, Venezuela, México e outros, quando pude vivenciar a diversidade de culturas.

Em Tóquio tive a oportunidade de encontrar-me com os técnicos da JICA que trabalharam comigo no projeto da Serra do Mar, o Nobe-san e o Kato-san, e lembrome que passamos um dia muito agradável, quando me levaram para conhecer alguns locais turísticos, pela visão dos japoneses.

Voltei do Japão muito agradecida pela oportunidade que recebi, também fascinada com a cultura japonesa e admirada pela forma com que os japoneses conciliam a modernidade com a sua tradição milenar.