SOFTWARES A FAVOR DA VIDA. FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS

A nossa parceira ANBEJ está promovendo está grande LIVE hoje. Confira em bit.ly/ANBEJtube ou pelo link https://youtu.be/19lwrRolp0w

Serviço Geológico do Brasil e Corpo de Bombeiros utilizam softwares para preservar vidas
Utilização de ferramentas tecnológicas na prevenção de desastres naturais será abordada durante live na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro, às 19 horas no Youtube e Facebook
Preservar vidas, mitigar danos, orientar decisões. Estes são os pilares básicos que norteiam o trabalho de prevenção de desastres naturais. Para isso, com atuação estratégica, órgãos como o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), que é vinculado ao Ministério de Minas e Energia, e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais têm utilizado softwares para a previsão de comportamento geológico. Com isso, é possível viabilizar o fornecimento de subsídios técnicos para as tomadas de decisões administrativas por parte do poder executivo a fim de evitar tragédias. Este trabalho será abordado durante a live que acontecerá na próxima quarta-feira (20), às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook.
A transmissão está sendo promovida pela Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (ANBEJ), com o apoio do SGB-CPRM, dando continuidade à série de lives que abordam a prevenção como fator primordial à preservação da vida. Para falar sobre o assunto, participarão da transmissão na quarta-feira o engenheiro geólogo Rafael Silva Araújo, que é pesquisador em geociências da Divisão de Geologia Aplicada (DIGEAP) do SGB-CPRM. Rafael é mestre em Gestão de Desastres, cursado no National Graduate Institute for Policy Studies, o GRIPS, na capital japonesa Tóquio. Outro palestrante convidado será o 1º Tenente do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Herman Ziyang Martins Ameno.
Bacharel em Ciências Militares com povo em Prevenção e Gestão de Catástrofes, Ameno é também mestre em Gestão de Desastres pelo GRIPS no Japão, com especialização em Desastres Naturais pela McGill University de Montreal, no Canadá, e qualificação em Ciência e Tecnologia pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça. Além de falar sobre a utilização de softwares, o palestrante apresentará ao público as problemáticas relacionadas aos desastres causados por grandes volumes de água em Minas Gerais. A live abordará, ainda, a contribuição dos programas da Agência de Cooperação Internacional do Japão, a JICA, na área de conhecimento sobre a prevenção de desastres naturais.
A transmissão será mediada pela professora Paula Michima, que integra a ANBEJ e faz parte do Instituto de Estudos da Ásia (IEASIA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O bloco de perguntas contará com a mediação do pesquisador em geociências Leandro Galvanese Kuhlmann, do Departamento de Gestão Territorial (DEGET) do SGB-CPRM. Mestre em Gerenciamento de Desastres pelo GRIPS, Leandro é ex-bolsista da JICA.
O tema contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) 01, 10, 11 e 17, respectivamente: “Erradicação da Pobreza”, “Redução das Desigualdades”, “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e “Parcerias e Meios de Implementação”. A live será transmitida simultaneamente pelo Youtube no canais da ANBEJ (bit.ly/ANBEJtube) e do SGB-CPRM (bit.ly/YouTubeCPRM) e também pelo Facebook do SGB-CPRM (bit.ly/CPRMFacebook).

Lucas Alcântara
Assessoria de comunicação
Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM)
asscom@cprm.gov.br
lucas.estevao@cprm.gov.br