II Seminário Agrícola Abjica: “Agricultura Sustentável” e “Dia de Campo da Noroeste”

Promissão, a canaã do Noroeste (Terra Prometida)é um munícipio localizado no Estado de São Paulo com 781,5 km² e cerca de 42000 habitantes. É considerada uma das primeiras regiões colonizadas pelos japoneses no Brasil com o plantio do café.

No dia 15 de agosto uma comitiva da ABJICA composta pelo seu Presidente Sergio H. Ishikawa, pelos Vice Presidentes Sr. Luis Alberto Bucci e Flavio Nakaoka, Secretaria Financeira Erica Midori, Presidente do Conselho e Ex-Presidente Sr Guenji Yamazoe, Diretor para Assuntos Agrícolas Prof Kunio Nagai, Profa. Ms Mirian Furutani, Conselheira Isumi Higa, Consultor de Negócios e Finanças e ex-bolsista JICA Reinaldo Tateyama, agrônomo peruano Sr. Eduardo Suqueyama Ugamoto e ex-bolsista Sr Genessi Franzoni estiveram presentes prestigiando e apoiando o II Seminário Agrícola – Agricultura Sustentável e Dia de Campo da Noroeste realizado no Anfiteatro Municipal de Promissão “Dr. Mauro Ferreira Gama”.

Cerca de 210 pessoas entre estudantes da Faculdade de Agronomia de Lins e produtores rurais da região Noroeste tiveram acesso a informações e técnicas com o professor Kunio Nagai que demonstrou a importância e os resultados obtidos com a fertilização do solo com o “Bokashi” um adubo orgânico desenvolvido através da mistura de farelo de arroz, esterco de poedeiras, farinha de osso, melaço, inoculante e água.

O Professor Doutor pela UNESP Nobuyoshi Narita  palestrou sobre as técnicas de plantio de maracujá, uma as técnicas de plantio de maracujá, uma das frutas mais concorridas para elaboração de sucos perdendo apenas para laranja e cajú.

O Presidente da ABJICA Sergio H. Ishikawa apresentou a entidade convidando a todos a participarem ativamente das atividades e eventos da Associação.

Em seguida o Consultor de Negócios e Finanças e Ex-Bolsista JICA Reinaldo Tateyama palestrou sobre a importância do uso de ferramentas como 5S e Kaizen na agricultura. A agricultura tem muito a crescer e a lucrar com a utilização de ferramentas que otimizam os lucros dos agricultores.

Este II Seminário, nos fez pensar sobre o fluxo migratório da zona rural para a urbana. Muitos jovens estão abandonando o campo para tentar algo mais promissor nos grandes centros urbanos, deixando de lado uma grande oportunidade de negócio familiar.

O Professor Nagai, em sua palestra demonstrou que é possível e necessário mudar este panorama. Apresentou casos de sucesso no Japão e no Brasil e ainda alertou a todos sobre uma futura crise de alimentos em que o Mundo não terá como se auto sustentar, faltará alimentos.
Precisamos ensinar a plantar de forma sustentável, sem agredir o solo para que cada vez mais possamos produzir mais e mais.
O Consultor Tateyama explanou a importância da organização e padronização dos processos visando uma redução nos custos e um consequente aumento da lucratividade.

Esta é uma das missões da ABJICA: Disseminar o conhecimento adquirido no Japão contribuindo para o crescimento sustentável de uma região do Brasil.

Desejamos que o Ex-bolsista de Empreendedorismo da JICA Fabio Maeda, idealizador e organizador do evento, realize a terceira edição do seminário nas terras dos assentamentos rurais da região que hoje totalizam cerca de 1000 famílias.

Nossos agradecimentos à família Maeda que nos recepcionou em sua cidade, aos voluntários que trabalharam no evento e principalmente ao departamento de senhoras (Fujin-kai) que preparou um saboroso almoço para os mais de duzentos participantes.

Nossos agradecimento aos organizadores principais do seminário, Exmos. Presidentes Sr Kazoshi Shiraishi da FACNB Noroeste, Sr Takenobu Okaji da ACENB Promissão, Sr Daniel Yoshida da ACENP, ao Prefeito Municipal Hamilton Luiz Foz e ao Presidente da Câmara de Promissão Sr.José Aparecido Gargaro pelo apoio recebido.

Foi, sem dúvida, um final de semana de muito aprendizado.

Afinal, não basta dar o alimento, temos que ensinar a plantar.

Promissão, é a Terra prometida. É a futura capital do alimento.

Link relacionado:

http://www.promissao.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/698/Realizado-Semin%C3%A1rio-Agr%C3%ADcola-em-Promiss%C3%A3o

page 01 page 02 page 03 page 04 page 05 page 06 page 07 page 08 page 09 page99 page999 page9999 page99999 page9999999