Harumi Goya, ex-presidente da ABJICA, condecorada com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta pelo Governo Japonês

É com grande orgulho que anunciamos a condecoração da nossa ex-presidente, Harumi Arashiro Goya, com Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta pelo Governo do Japão.


Harumi Arashiro Goya, 70 anos de idade, natural de Okinawa, foi condecorada com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, ex-presidente da ABJICA – Associação dos Ex-Bolsistas JICA – SP e vice-presidente da Associação Ikebana do Brasil.
Entre os fatos meritórios reconhecidos pelo governo japonês estão a presidência do Bunkyo entre 2015 e 2018. Durante os quatro anos de sua gestão, empenhou-se para o desenvolvimento de diversas atividades, contribuindo enormemente para as relações de amizade bilaterais entre Japão e Brasil.
Além disso, destaca, tendo sido a primeira mulher a ocupar a presidência em 60 anos de história do Bunkyo, desempenhou um papel central também como líder feminina dentro da comunidade nipo-brasileira.
Dedicou-se com afinco como Presidente da Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, em 2018, esforçando-se para que altas autoridades de ambos os países pudessem participar da Cerimônia comemorativa, que foi conduzida com sucesso.
Foi também a primeira mulher a ocupar a Presidência da Associação dos Ex-Bolsistas JICA – SP, a ABJICA. Durante sua administração, organizou inúmeros seminários e simpósios em colaboração com o Consulado Geral do Japão em São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo, contribuindo grandemente para a promoção do intercâmbio de cooperação técnica e acadêmica entre os dois países.
Atualmente, ocupa o cargo de Vice-Presidente da Associação de Ikebana do Brasil, promovendo workshops e exposições da arte floral Ikebana em São Paulo e diversas localidades no Brasil, contribuindo para a difusão da arte tradicional japonesa e fortalecimento do intercâmbio cultural entre o Japão e o Brasil

fonte: Os condecorados da Primavera do governo japonês – Bunkyo