Circuito dos Bosques – Arboreto 500 anos

No dia 26/03/2017, o Instituto Florestal, a Coordenadoria de Parques Urbanos (CPU) da Secretaria de Estado e do Meio Ambiente e a Associação dos Bolsistas da Jica-SP (Abjica) realizaram o evento “Circuito dos Bosques Comemorativos do Horto Florestal “ que  compreende  : O Arboreto  500 anos, Bosque da Previdência, Bosque da Amizade São Paulo – Tottori e Bosque do Banzé.

Este circuito tem como finalidade a realização de visitas monitoradas a estes bosques e arboreto onde o visitante poderá acompanhar o desenvolvimento e a recuperação de florestas nativas  e  também  uma oportunidade de  apresentar  os resultados aos colaboradores  do Arboreto 500 anos e do Bosque Tottori, que contribuíram para sua instalação e manutenção.

O evento inciou as 8h30 com um café de boas vindas e visita ás exposições “ Festival de Cerejeiras do Horto Florestal “ e “Museu Florestal Octavio Vecchi” e as 9h00 deu se  inicio a abertura com a presença do Diretor Geral do IF –  Alberto Bucci,   do Consul do Japão  – Takahiro Nakamae,  da Primeira Dama Lu Alckmin ,  do idealizador do projeto  Dr Guenji  Yamazoe,  Presidente  da Abjica – Sergio Hiroaki Ishikawa  e  com a presença de demais  autoridades e  colaboradores .

Em seguida,  após a fala das autoridades presentes, seguimos para o Arboreto 500 anos ,  onde a D Lu Alckmin  plantou  uma arvore em homenagem ao seu filho recentemente falecido e onde os colaboradores puderam localizar a sua arvore  e acompanhar a sua trajetória.

A ABJICA (Associação dos Bolsistas da JICA) declara  o” Arboreto 500 anos” como um  projeto institucional , com a nova geração que irá garantir uma  sobrevida suficiente para comemorar os 50 anos (daqui a 33 anos).

CIRCUITO DOS BOSQUES:

#ARBORETO 500 ANOS 

Foi instalado no ano de 2000, sob coordenação da Associação dos Bolsista JICA (ABJICA), para comemorar os 500 anos do Brasil e a entrada do novo milênio. Ocupa uma área de 1,0 hectare, em local que era um lixão. Foram plantadas 24 especies nativas, a almém da cerejeira da variedade Himalaia, totalizando 500 mudas.

Contou com certa de 350 colaboradores, com membros da ABJICA, funcionários da JICA, universidades, igrejas, entidades da comunidade nikkei, clubes de serviços, empresas brasileiras e japonesas, consulado, etc.

De 2005 a 2011, foram realizados Festivais de Cerejeira no Horto Florestal, em função de suas abundantes floradas, porém, com seu declinio, devido a concorrência de outras espécies nativas, os eventos foram suspensos.

Em 2017, o Arboreto foi revitalizado mediante replantios além do plantio de mais de 100 árvores e intridução do QR code nas placas de identificação.

Atualmente a área está sob gestão da Coordenadoria de Parques Urbanos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

#BOSQUE DA PREVIDENCIA

Em comemoração a força-tarefa do Governo Federal, através do Ministério da Previdência Social, com objetivo de agilizar os processos de aposentadoria que estavam em atraso no Estado de São Paulo, foi instalado no ano de 2000 o Bosque da Previdência.

O início se deu com um encontro no auditório do Instituto Florestal, onde casa servidor público envolvido nesta atividade recebeu uma muda de árvore para cuidar durante noventa dias

Ao final deste período deu-se a instalação do Bosque que contou com a presença do então Ministro da Pasta, o senhor Waldeck Ornellas.

#BOSQUE DA AMIZADE SAO PAULO – TOTTORI

O ínício de sua instalação deu-se em 2012, para comemorar os 60 anos da fundação da Associação Cultural Tottori-Kenjin do Brasil, que congrega os imigrantes da Província de Tottori, Japão e seus descendentes.

Na época foram plantadas 327 mudas de 70 espécies nativas, em dois locais distintos dentro da área administrativa do Instituto Florestal. Posteriormente novos plantios foram efetuados, atingindo hoje 400 árvores, com 90 espécies. Esse bosque vem contando com  expressivo apoio dos cidadãos de Tottori, Japão.

#BOSQUE DO BANZÉ

É formado por cerca de 120 árvores de 32 espécies plantadas entre 1974 a 1979, ocupando 1000 m2 próximo à casa 55 na área do Instituto Florestal.

O plantio foi feito pelo Pesquisador Científico Sr. Guenji Yamazoe, visando dar ocupação a uma área baldia junto à casa onde residiu com a família.

Fontes:
Folder da do Circuito dos Bosques – IF
Convite  do Evento e Avaliação do evento (Guenji Yamazoe)
Dorcas Florêncio Domingues


RUA DO HORTO 931- HORTO FLORESTAL – SÃO PAULO – SP – 02377-000