29/11/2022 – Simpósio “Segurança Humana no Futuro” (JICA)



Há cerca de 30 anos, o conceito de segurança humana era mencionado pela primeira vez. Em 2003, a Comissão de Segurança Humana da ONU elaborou relatório sobre segurança humana, em que defendia “a criação de um mundo onde todas as pessoas estejam livres do medo e da necessidade e possam cumprir sua dignidade através da proteção e do empoderamento das pessoas”.
As preocupações como a queda das taxas de natalidade e longevidade, as mudanças climáticas e os impactos negativos dos desenvolvimentos científicos e tecnológicos, reconhecidos como ameaças às pessoas, tornaram-se mais agudas. Paralelamente, novos desafios surgiram com a transformação do mundo, a exemplo da pandemia da COVID-19 no início de 2020 e a crise da Ucrânia em 2022. Por isso, é importante colocar a perspectiva da segurança humana como mecanismo fundamental para identificação e resposta adequada aos atuais e futuros desafios globais.
Nesse contexto, a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) realizará este evento em Brasília com o objetivo de revisitar os esforços realizados e debater ações futuras.
————————————–
Simpósio “Segurança Humana no Futuro”
(Interpretação simultânea português-inglês: presencial e online pelo Zoom)
Data: 29 de novembro de 2022, terça-feira
Horário: 9h às 12h (horário de Brasília)

(1) Recepção dos convidados: 8h30
(2) Palestra e painel de discussão: 9h – 11h15
A segurança humana nos dias de hoje e a cooperação
(Sr. Koji Makino, Vice-diretor do Instituto de Pesquisa para a Paz e o Desenvolvimento Ogata Sadako)
Apresentação dos projetos da JICA
(Sr. Issei Aoki, representante sênior da JICA Brasil)
Projeto de Desenvolvimento da Capacidade Nacional para Contramedida Estrutural diante dos Desastres relacionados a Sedimentos para a Construção de Cidades Resilientes
(Sr. Paulo Roberto Farias Falcão, diretor do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil de MDR)
Transformação Digital e Segurança Humana
(Sr. Atsushi Yamanaka, conselheiro sênior da JICA)

(3) Painel de Discussão
A segurança humana e o Brasil (Moderador: Sr. Masayuki Eguchi, Representante Chefe da JICA Brasil; painelistas: Sra. Reiko Kawamura, representante sênior da JICA Brasil; Sra. Betina Barbosa, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Humano do UNDP; Sr. Pablo A. Acosta, coordenador setorial de desenvolvimento humano para o Brasil do WB; Prof. Rodrigo Pires de Campos, UnB).

(4) Troca de opiniões entre participantes: 11h15 – 12h (somente para participantes presenciais).

◎Para participar presencialmente
Local: Auditório na UnB, em Brasília.
Para participar da palestra presencialmente, favor inscrever-se através do formulário de inscrição via link no fim deste artigo “INSCRIÇÃO”.
◎Para participar de forma online: clique no link no fim deste artigo “REGISTRO ZOOM”para se registrar. Será enviado um link Zoom para quem se inscreveu.

Contamos com sua presença!

 

(fonte:
https://www.jica.go.jp/brazil/portuguese/office/news/2022/fh2q4d000000paqr.html )