20/10 – LIVE: Saúde Mental – Epidemia do Burnout ?

 

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.

Traduzindo do inglês, “burn” quer dizer queima e “out” exterior.

A Síndrome de Burnout pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir, podendo resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.

Saiba mais nesta Live “SAUDE MENTAL: EPIDEMIA DO BURNOUT? “

Assista ao vivo pelo canal youtube da ABJICA:

Data: 20 de outubro de 2023
Horário: 19h30
Evento online

Programação:

  • 19h30 – Abertura Dr Carlos Uehara
  • Palavras do Representante-Chefe da JICA no Brasil, Sr. Masayuki Eguchi
  • 19h35 – Deixando o Burnout para trás
    DANIEL MARTINS DE BARROS é professor colaborador do Departamento de
    Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, doutor em Ciências e bacharel em Filosofia pela USP. É colunista do jornal e do portal O Estado de S. Paulo e da Rádio Band News FM, além de manter o canal Daniel Martins de Barros no YouTube. Rir é preciso é seu livro mais recente, lançado pela Editora Sextante.
  • 20h05 – Estratégias para a prevenção e enfrentamento da síndrome de Burnout.
    DEUSIVANIA FALCÃO é professora associada da Universidade de São Paulo (USP) nos cursos de graduação e pós-graduação em Gerontologia. Realizou Pós-Doutorado em Psicogerontologia pela University of Central Flórida (Estados Unidos). Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Psicologia Social e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Neurociências (LIM-27) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Realizou intercâmbio de pesquisa pela Fundación Carolina na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha) e treinamento no Japão pela Japan International Cooperation Agency (JICA). Publicou vários artigos científicos em revistas nacionais/internacionais e oito livros na área de psicogerontologia, sendo um deles laureado com o prêmio Jabuti.
  • 20h35 – Perguntas
  • 20h45 – encerramento