Arboreto 500 anos – Projeto de Revitalização

Projeto Arboreto 500 anos

A Associação dos Bolsistas JICA – ABJICA, em parceria com o Instituto Florestal, implantou em 2000 o Arboreto Comemorativo dos 500 Anos do Brasil no Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal), São Paulo, para marcar os 5 séculos e historia do País e o ingresso ao Século XXI.

O projeto foi viabilizado graças a 352 colaboradores que contribuíram com sua adesão, permitindo o plantio e manutenção durante os primeiros anos.

O Arboreto constituiu-se inicialmente de 500 árvores de 24 espécies nativas e de cerejeira da variedade Himalaia. As espécies nativas em geral tem apresentado crescimento vigoroso. As cerejeiras tiveram floradas abundantes e proporcionaram a realização de memoráveis Festivais da Cerejeira do Horto Florestal, porém entraram em declínio devido a concorrência das espécies nativas e o evento não teve continuidade. Hoje o Arboreto está sob gestão da Coordenadoria de Parques Urbanos (CPU) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e aberto ao público.

Como parte da revitalização do Arboreto, a ABJICA está propondo a remoção de árvores secas, replantio das falhas e a reformulação das placas de identificação. As placas originais confeccionadas em policarbonato, serão substituídas por placas contendo QR codes que permitirão acesso de dados atualizados das árvores, como fotos, diâmetro e altura.

Esses trabalhos virão ao encontro do Circuito dos Bosques Comemorativos do Horto Florestal, programado para março de 2017, com visitas monitoradas do Arboreto, do Bosque do Tottori e do Bosque do Banzé, instalados no Parque Estadual Alberto Löfgren em diferentes épocas. Será uma oportunidade para os colaboradores reverem as árvores que plantaram há 16 anos e também uma prestação de contas que a ABJICA fará aos ilustres patrocinadores.

Muito obrigado,

Comissão Organizadora