Depoimento Orlando Gonçalves Faya Jr.

Curso: Comprehensive Urban Transportation Planning/2014

Em setembro de 2014, tive o privilégio de ser escolhido pela Japan International Cooperation Agency (JICA) como um dos integrantes do grupo de vinte profissionais da área de transportes selecionados como participantes do Programa Comprehensive Urban Transportation Planning/2014. Assim como eu, todos os demais integrantes desse grupo – vindos de 17 (dezessete) países, de 3 (três) diferentes continentes: África, América Latina e Ásia – tivemos a oportunidade de ir a Tóquio, durante o período de residência do programa, e conhecer a história, a cultura e os hábitos do povo japonês, vivenciando o dia a dia da capital.
Tóquio é uma cidade impressionante em todos os aspectos. Rapidez, precisão, pontualidade, qualidade de vida e cordialidade são alguns dos adjetivos que a descrevem e os quais pudemos vivenciar desde os primeiros momentos em que chegamos à capital do país.
A cidade também se destaca por sua beleza e suas paisagens únicas que reúnem de forma impressionante tradição e modernidade, criando cenários que, certamente, ficarão marcados na memória de cada um de nós, integrantes do grupo.
Além da capital, o programa também nos deu a oportunidade de conhecer outras cidades e regiões do país em visitas técnicas, workshops, palestras, tais como Yokohama e Chiba e, também, durante a semana na qual é realizada a viagem de estudos, quando visitamos as cidades de Hiroshima, Kyoto e Nagoya.
Utilizamos para este deslocamento o trem de alta velocidade japonês, o Shinkansen que nos levou, primeiramente, de Tóquio (Tokyo Station) à Hiroshima (Hiroshima Station) em uma viagem de aproximadamente quatro horas de duração, na qual atravessamos parte do país, tendo contato com algumas das mais belas paisagens locais. Destaco a imagem de um símbolo nacional, que pode ser visualizado durante este percurso: o Monte Fuji.
Os deslocamentos para as outras duas cidades, bem como o retorno à Tóquio, também foram feitos utilizando o serviço do trem de alta velocidade. Sobre estas viagens, é importante destacar o conforto, a pontualidade e a qualidade do serviço prestado.
Por quase todo o período de residência – exceto a semana na qual fazemos a já citada viagem oficial -, ficamos hospedados no Tokyo International Center (T.I.C.), um belo e confortável edifício situado no bairro de Shibuya. O ambiente sugere reunião, convidando todos os participantes ali presentes a integrar o clima de congraçamento e troca de experiências. Além dos colegas de curso, foi possível também ter contato com os demais participantes de outros programas e com estes compartilhar e discutir ideias, bem como conhecer a realidade de seus respectivos países em áreas ligadas à gestão pública, infraestrutura urbana, desenvolvimento humano, entre outras. A reunião e a troca de experiências foram a tônica dentro do T.I.C.
Quanto ao tema específico do programa, tive a oportunidade de estar junto a dezenove outros profissionais, com vivências diversas no setor de transporte em seus respectivos países e pude, não só expor a realidade brasileira sobre o tema, mas também aprender com seus relatos a respeito das dificuldades e soluções adotadas em seus países, tendo sido este o início de todo o processo do período de residência.
Logo, fica evidente o objetivo comum de nossa reunião: todos nós estávamos ali para desenvolver o nosso conhecimento em planejamento de transporte, absorvendo e aprendendo o máximo possível com a experiência japonesa neste setor e buscando formas de aplicação de todo o conteúdo apresentado em casos específicos em nossos países.
Sobre o sistema de transporte japonês; a organização, a eficiência e a infraestrutura de transporte tão bem elaborada e desenvolvida se destacaram a ponto de ser uma das características marcantes da infraestrutura nacional. Assim, toda a extensa agenda do programa contemplou, em detalhes, as mais variadas experiências japonesas no setor. Foram diversas palestras, workshops, visitas técnicas à empresas e universidades, centros de estudos e tecnologia em Tóquio e outras cidades do país. Nestas ocasiões, tivemos a oportunidade de conhecer a aplicação dos conceitos apresentados, observando a implementação de projetos, que foram visitados in loco, bem como constatar o êxito obtido a partir de cada uma das proposições.
Nestas oportunidades foi possível observar a estreita relação que o modelo japonês estabelece entre o planejamento de transporte e o planejamento urbano. Inseparáveis, as duas proposições são desenvolvidas de forma conjunta, atingindo/obtendo como resultado, a construção de sistema de transportes que promove e qualifica o ambiente urbano, desenvolvendo as cidades de forma coesa, por vezes resgatando e incentivando o desenvolvimento de áreas e por outras controlando e regulando o crescimento destas.
Para que essas diretrizes alcancem êxito, são utilizados modelos de Reajuste Fundiário e Renovação Urbana (Land Readjustment e Urban Redevelopment /Urban Renewal), vinculados ao conceito de T.O.D. – Transit Oriented Development (Desenvolvimento Orientado pelo Transporte). Eles buscam garantir o desenvolvimento urbano qualificado, a partir do vínculo estabelecido entre este e o planejamento de transporte, do qual são utilizados os eixos estruturais criados, como vetores do desenvolvimento urbano regional, garantindo assim o cumprimento de diretrizes e metas pré-estabelecidas em seus planos de desenvolvimento urbano global/nacional.
Em todas essas experiências a participação da população é primordial e evidente. Esta interação pode ser observada em momentos de consulta a esta população em questões relacionadas a projetos de reurbanização e requalificação das áreas urbanas, bem como em ações ligadas à Gestão de Mobilidade. Assim fica evidente o papel que as populações ligadas e/ou atingidas pelos projetos assumem, sendo parte integrante das decisões e definição de diretrizes e seu papel como atores dessas iniciativas são não só valorizados como indispensáveis para sua concretização e sucesso.
O modelo japonês de planejamento de transporte nos mostra o quanto a tecnologia é cada vez mais presente e fundamental em todo o processo de gestão de transporte, coletando, processando e oferecendo a usuários informação confiável e atualizada.
Merece destaque a rede sobre trilhos no Japão, sendo este um dos destaques do sistema de transporte do país. O sistema metroferroviário se destaca pela confiabilidade e eficiência. Horários são rigorosamente respeitados e a rede sobre trilhos – extensa e abrangente – proporciona deslocamentos com qualidade e agilidade, para toda a população, contemplando acesso a grande parte da malha urbana nas cidades nas quais se insere.
Durante o período da fase de residência do programa Comprehensive Urban Transportation Planning/2014, além da oportunidade de conhecer o país e aprender com as bem-sucedidas experiências japonesas no setor de transporte, foi possível observar o quanto o trabalho duro e o know-how de profissionais japoneses são fundamentais para o sucesso da implementação dos projetos de planejamento de transporte.
O conhecimento adquirido durante este programa foi, sem dúvida, conteúdo de aprendizado e desenvolvimento profissional de todos os participantes e certamente servirá como um exemplo para as novas proposições e no desenvolvimento de novos projetos no setor dos transportes de todos os países ali representados.
Estou certo que a partir de minha participação, adquiri conhecimento que será muito útil e enriquecedor em minhas atividades profissionais como Arquiteto, na Gerência de Planejamento de Transporte da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e que poderei difundir a experiência japonesa no setor entre os colegas de trabalho e também aplicar estes conhecimentos em proposições e projetos que serão desenvolvidos na empresa.
Como representante brasileiro da edição de 2014 do programa Comprehensive Urban Transportation Planning, agradeço à representação brasileira da JICA pela oportunidade de representar o país neste ano, ao Governo Japonês e a população deste país pela hospitalidade com a qual fui recebido, me sentindo bem-vindo em todos os momentos, desde minha chegada, até minha partida.
Agradeço principalmente a rica oportunidade de aprendizado e desenvolvimento profissional e pessoal que tive a partir desta participação e espero que outros profissionais possam, como eu, ter esta experiência enriquecedora e única em suas vidas.
Muito obrigado e Domo arigato gozaimasu.

Orlando Gonçalves Faya Jr.
Arquiteto
DPTF – Departamento de Projetos Funcionais
GPT – Gerência de Planejamento Transporte

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