Depoimento – Liria Hiromi Okuda

Bolsista: Liria H. Okuda

Período ago / set 2014

Local: Miyazaki

“Participei do curso promovido pela Agencia de Cooperação internacional do Japão (JICA) em parceria com a Universidade de Miyazaki, Japão, no período de 25 de agosto a 28 de setembro do presente ano. O objetivo geral do treinamento foi apresentar o surto de febre aftosa ocorrido em Miyazaki em 2010 e as consequências amargas provocadas pelos prejuízos econômicos e sociais que esta doença produziu no agronegócio japonês.

DSCN3743

Miyazaki é o segundo maior polo produtor de carne bovina no Japão. Neste treinamento também foram abordados outros temas ligados à sanidade animal, reprodução, nutrição e biotecnologia.

DSCN3681CIMG5018

 

Durante minha estadia visitei os principais pontos turísticos de Miyazaki e região. Também participei dos eventos promovidos pela JICA: visita a uma escola em Moji Kasei, onde contamos um pouco sobre o Brasil para crianças entre 4 a 7 anos e participamos de brincadeiras com as mesmas, foi muito gratificante; cerimonia do chá (ritual), visita templo budista. O curso foi excelente, trouxe muitas informações para meu trabalho e conhecer a cultura japonesa, hábitos foi muito bom, é uma experiência que não tem preço!”