Depoimento – Henry Yuzo Arimura

Curso seminário para aperfeiçoamento de habilidades administrativas
Período maio a junho de 2010

Tive o privilégio de fazer parte da primeira turma do curso de empreendedorismo da JICA que ocorreu em 2010. Apesar de o grupo ser formado por nikkeis, a experiência foi muito rica, pois participaram pessoas de diversas culturas e nacionalidades, como do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, México e República Dominicana.

Durante o estágio, tivemos oportunidade de passar por experiência de valor inestimável devido ao alto nível de capital humano e organização impecável, além do convívio com latino-americanos que se traduziu em uma amizade forte e perene, pois compartilhamos momentos ímpares de nossas vidas.

Viver a experiência no Japão fez mais que refletir sobre a vida; fez enxergar um Brasil que não conhecia. Dizem que uma das formas de conhecer seu país é viajar para outros lugares, criando referência para comparar e enxergar os pontos positivos e negativos da sua terra.

Graças à JICA e toda sua estrutura, pudemos desfrutar deste privilégio com muito conforto e todo suporte que possam imaginar. As lembranças são tantas que é impossível relatá-las em poucas linhas. A você que pretende se candidatar ou está tentando uma bolsa pela JICA, deixo um recado: caso não consiga passar na primeira vez, não desanime.

Quem sabe não é o momento. Acredito que, mais que o resultado, é a atitude que você toma perante os fatos que faz diferença. Se for seu objetivo, não desista.

Reavalie seus erros e tente outra vez. Para você que teve a felicidade de ser aprovado, abra sua mente e seu coração e vá disposto a crescer e aprender. Por fim, uma última mensagem: curta intensamente os momentos da vida e viva o presente, pois ontem é história, amanhã, uma incógnita, e hoje, uma dádiva.

Por isso o hoje se chama presente. Momentos vividos e experiências compartilhadas: isto ninguém tira de vocês. Mais uma vez o meu muito obrigado a todos os envolvidos neste fantástico programa.