Depoimento – Flavio Nakaoka

Bolsista: Flavio Nakaoka

Período: Set / Out 2013

Curso: – Chiiki Kaiseka – Revitalização  Regional

Local: Yokohama / Kitakyushu – Fukuoka

“Com uma grande turma de jovens amigos iniciamos uma fase de renovação do corpo diretivo da Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul e em 2008, tive a oportunidade de assumir a direção do Seinen bu (departamento de jovens) e posteriormente, a Presidência da Associação em 2011, com um grande desafio pela frente: integrar gerações e manter o grupo unido com atividades que divulgassem nossa cultura e costumes.

Sempre buscamos conciliar a força e o imediatismo dos mais jovens com a experiência e paciência dos mais velhos, acredito ser esta a receita da renovação. Todas as decisões importantes foram tomadas com muita conversa, compreensão e paciência.

Nossa entidade tem como missão: Preservar e divulgar a cultura japonesa em suas várias formas de expressão, contribuindo para o enriquecimento da cultura brasileira e o desenvolvimento de ambientes sadios para as futuras gerações.

Em 2012 apresentada pela amiga Isumi Higa, conheci a JICA onde comecei a participar de algumas reuniões, logo tivemos a oportunidade de desenvolver alguns eventos. O Primeiro e o Segundo Encontro Nipo Brasileiro – Envelhecer no século XXI onde apresentamos a importância e as diversas formas de se envelhecer com qualidade.

Depois comecei a participar mais dos eventos da JICA e após assistir as palestras dos então ex-bolsitas e presenciar o brilho nos olhos de quem voltava do Japão, resolvi me candidatar a umas das bolsas oferecidas: Chiiki Kaiseka – Revitalização Regional, um curso em grupo com um mês de duração.

Nosso grupo era composto por seis integrantes, todos do Brasil: Diretor Financeiro da Assoc. Cultural de Tomé Açú/PA (Terra da Pimenta do Reino) Sr. Ernesto Katsunori Suzuki,  Vice Presidente da Associação Nipo Brasileira da Amazônia Ocidental – Manaus/AM Sr Hagime Takayama, Presidente da Associação Nipo Catarinense de Florianópolis/SC Sra Roxana Shinohara, Diretora Social da Assoc. Cult. Nipo Brasileira de Porto Velho/RO Sra Marisa Yuki Kawazu Narimato, pelo Diretor Cultural da Associação de Cuiabá/MT Sr Jorge Massanobu Kuroyanagi e por mim quem vos escreve, da Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul/SP. Outras participantes que fariam cursos de especialização também embarcam conosco: Silvia Arikita Umezaki, Miriam Keiko Takehara, Cintia Fumie Yamamoto e Hissae Fujiwara.

???????????????????????????????

Desembarcamos no aeroporto de Narita e fomos muito bem recepcionados e encaminhados à Jica Yokohama sob os cuidados do Sr Makoto Uchida, onde permanecemos por uma semana com um banho de cultura japonesa com os senseis: Alberto Matsumoto, Masateru Ito, Angelo Ishi e Yoko Shimada. Visitamos o museu da Imigração Japonesa muitos outros pontos turísticos.  Na segunda semana, nosso grupo embarcou para região de Kitakyushu em Fukuoka sob a supervisão do Sr Shiro Kitazawa que nos recepcionou no KIC (Kitakyushi Internacional Center) um alojamento hotel. Ficamos impressionados com a estrutura do local e com a simpatia do pessoal do Front Desk (recepção).

Todos os dias chegavam novas turmas de vários locais: Kosovo, Vietnã, Argentina, Bolívia, Senegal, Afeganistão, Arábia, Ilhas Fiji e outros lugares que eu não conseguia entender… era tanta gente diferente que usávamos o inglês no primeiro contato: Hello, where are you from?

FOTO 2 NAKAOKA

Um mês passou rápido e depois de absorver a essência do povo japonês era chegada a hora de produzirmos, de elaborarmos um projeto para desenvolvermos no Brasil, Action Plan (Plano de ações). Com muita ajuda e paciência do nosso amigo Ernesto que ajudou à todos até altas horas na tradução de nossas apresentações. Ano né…arigatou gozaimashitá!

Cada integrante escolheu um tema de acordo com os problemas e desafios de sua região. A metodologia “Breaking Tsuru” que através de adjetivos nos leva a definir indicadores e ações, ensinada pelo sensei nos ajudou a “quebrar” o problema para se atingir o objetivo.  Todo político brasileiro precisa fazer este curso.

Ficou evidente que nós brasileiros estamos engatinhando na coleta seletiva. O ato de separar o lixo é uma questão de conscientização, de educação do povo. Não pode ser vista como uma simples questão financeira, é uma questão de sobrevivência do planeta. O mundo precisa reciclar.

FOTO 5 NAKAOKA

Este curso ampliou nossas fronteiras, tirou a gente de nosso cotidiano e nos mostrou que podemos mais, que devemos fazer mais pelo nosso país. Meu projeto é relacionado ao meio ambiente à coleta seletiva. Começaremos coletando PET e Alumínio em nossa Associação, depois pretendemos ampliar para a cidade. Me esforçarei para que as lições do sensei Miki e os esforços da JICA possam ser revertidos para uma cidade, um país melhor para as futuras gerações.

“A diferença entre o lixo e a matéria prima é a coleta seletiva”      Mr. Miki, Yoshio

Planeje todos os detalhes com cuidado, com sentimento e em seguida execute cuidadosamente tudo o que foi pensado anteriormente. Tenha certeza que a somatória dos pequenos detalhes resultarão num produto final de qualidade.

Após apresentarmos nossos projetos e recebermos nossos certificados, ficou claro para todos nós que nossa missão no Japão não estava terminando, nossa missão estava só começando.”