Abjica visita o Arboreto no Instituto Florestal

Há 15 anos na comemoração do aniversário de cinco séculos descobrimento do Brasil,  no dia da Árvore, a ABJICA, em parceria com a JICA, com o Instituto Florestal e com o Governo do Estado de São Paulo plantaram 500 mudas de árvores com a ajuda de 500 colaboradores.

Cada uma destas árvores foi identificada com números e com os nomes de seus “padrinhos” e por cinco anos, os organizadores enviaram relatórios anuais com as alturas e diâmetros de cada uma das quinhentas árvores plantadas. Após 15 anos algumas destas placas, de policarbonato, foram danificadas devido à ação das intempéries e outras quebradas com as quedas naturais de alguns galhos sobre as mesmas.

A pedido do Ex Presidente da Abjica Sr Guenji Yamazoe, idealizador do Arboreto, membros da atual diretoria Sr. Luis Alberto Bucci, Kenji Takemoto, Leni Meire Ribeiro Pereira Lima, Erica Midori, Mirian Akiko Furutani de Oliveira, Sandra Obikawa Kyosen, Isumi Higa, Kitaro Suenaga Jardineiro, Genessi Franzoni e Flavio Nakaoka sob a gestão do atual Presidente da ABJICA Sergio Hiroaki Ishikawa, acompanhado do gestor do Horto Florestal Sr. Vinicius G. Zorzi, visitaram o Arboreto com o objetivo de desenvolver um projeto para revitalizar o local.

Tivemos contatos com diversas espécies como Paus d´alho, Palmitos Juçara, Paus Brasil, Cabreúvas, Paineiras, Quaresmeiras entre outras tantas. Terminamos a visita com um super e agradável almoço no tradicional restaurante  “O Velhão” na Serra da Cantareira com uma grande missão pela frente: Os 15 anos do  Arboreto.

Precisaremos organizar um grande evento comemorativo que promoverá a troca e/ou substituição de todas ou grande parte das placas de identificação, desenvolver novos atrativos para que os alunos possam visitar o local e aprender um pouco sobre a Conscientização Ambiental, despertar o interesse de excursões e visitas ao local e, quem sabe, conseguir organizar um novo plantio de árvores.

Precisaremos da ajuda de todo os ex-bolsistas da JICA com ideias que possam contribuir para ajudar o Arboreto.

Não basta reclamar do calor, do aquecimento global e dos desmatamentos irresponsáveis

Junte-se a nós e faça a diferença!

ABJICA

 

Saiba mais sobre o Arboreto

http://iflorestal.sp.gov.br/2010/02/10/captacao-de-co2-no-arboreto-500-anos/

page1 page2 page3 page4 page5 page6 page7