Curso theory and practice on public enlightenment using multimedia
Período maio a agosto de 2007
Assim que retornei do Japão, quando me solicitavam para relatar sobre a experiência de ter estado lá, sentia uma grande euforia e emoção. Interessante é que, neste momento, após todo o tempo que se passou, os sentimentos voltam à tona e é muito agradável e gratificante poder falar novamente e contar para vocês sobre isto.
O objetivo do treinamento foi promover conhecimentos e habilidades nas técnicas de produção de material multimídia. O MTEC – Media Technology for Education and Communication -, grupo de especialistas em comunicação com conhecimento e experiência em técnicas de produção, métodos e estratégias para produção de diversas mídias, vem realizando treinamentos em grupos na área de multimídia no Centro Internacional de Okinawa (OIC) desde 1985.
Este programa de treinamento é uma das técnicas fundamentais para auxílio aos países em desenvolvimento, e agora, especificamente, possibilitou ao Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, instituição em que trabalho, aprimorar a qualidade de apresentação dos diversos produtos científicos, técnicos e educativos com melhor aproveitamento dos recursos multimídia.
O treinamento em grupo foi muito interessante e muito apropriado às exigências de minhas responsabilidades no Instituto Florestal. Ampliou certamente meus conhecimentos e habilidades na produção dos materiais de divulgação multimídias e, especialmente, no uso de softwares e equipamentos mais atualizados.
Desde então venho aplicando e aprimorando os conhecimentos recebidos, o que pode ser observado nas diversas atividades que venho executando. Sinto que este treinamento foi um marco no meu processo de aprendizado e no aperfeiçoamento profissional e pessoal. Permitiu-me uma visão ampla do planejamento de materiais na área de comunicação, especificamente com recursos multimídia, desde o planejamento até a execução dos trabalhos.
Estas contribuições foram fundamentais para minha atuação como designer gráfico, na medida em que temos preocupação com a qualidade, eficiência e eficácia que garantam sucesso na divulgação de diferentes tipos de materiais. Posso afirmar que a educação, respeito, disciplina e atenção aos visitantes são notórios no Japão.
Tive oportunidade de envolver-me em diferentes aspectos culturais: participei da cerimônia do chá; apresentação da dança chamada Eisa, no Tedako Festival de Okinawa; pude degustar e apreciar sua deliciosa culinária; visitei lojas de alta costura de kimonos; aprendi sobre arranjos de flores ikebanas; apreciei a fascinante arte milenar japonesa visitando templos e castelos.
Enfim, além do prazer de experimentar a diversidade cultural japonesa, essa vivência enriqueceu muito a minha percepção do ponto de vista de comunicação e organização visual.
Domo arigatô gozaimashita!