Depoimento – Maria Nobuye Narimatsu

Curso animal health research
Período maio a outubro de 1975

Era o ano de 1975 e eu trabalhava no Instituto Biológico de São Paulo como veterinária na Seção de Doenças das Aves, quando soube da abertura do “The Animal Health Research Course” do National Institute of Animal Health, anexo ao Ministério da Agricultura, oferecido pelo programa de cooperação técnica do governo do Japão.

Era um curso de alguns meses que eu tinha a mais absoluta certeza de que faria toda a diferença em minha vida. Isto se comprovou, pois até hoje usufruo daquelas amizades que se originaram da Cooperação Brasil/Japão pela JICA. Tive condições de desenvolver conhecimentos técnicos sobre patologia aviária, produção de antígeno de micoplasma, técnica de produção de aves e ovos SPF (Specific Pathogen Free), diagnóstico e prevenção de Micoplasmose e Coccidiose Aviária, produção e métodos de pesquisa da Doença de Marek e Vacina de Newcastle em cultura de tecido.

E não foi somente isto, pois chegando em Tóquio, além do curso, me foi oferecido um estágio no Kitasato Institute, local em que se pesquisava e produzia vacinas e antígenos. As descobertas nesta área interessavam muito ao que desenvolvíamos no Biológico. No meu grupo, como em quase todos os grupos que se beneficiam da parceria da JICA, havia pessoas de vários países em desenvolvimento, como Burma, Cuba, Laos, Sri Lanka e Tailândia. Não sei se todos tiveram a oportunidade de visitar a residência do sensei, mas nós tivemos a honra e a delicadeza de termos um almoço em casa do Dr. Ashida. Lembro-me também que saíamos muito para fazermos atividades típicas do Japão, e tivemos duas oportunidades de quinze dias para conhecermos o país.

Em síntese, fui muito bem acolhida. No laboratório em que trabalhei, passaram todas as informações e esclarecimentos sobre possíveis dúvidas que tivéssemos e até sobre aquelas que em um futuro pudéssemos vir a ter, pois o avanço nas pesquisas é uma das características do povo japonês.